Os melhores restaurantes japoneses em Londres: um guia para expatriados

Este artigo é parte do FT Globetrotter’s guia para Londres

Quando cheguei a Londres em 2018, tinha poucas expectativas em relação à comida em geral, sem falar na comida japonesa. (Esse foi um dos primeiros conselhos que recebi de meus amigos no Reino Unido.) No entanto, fiquei agradavelmente surpreso com a evolução da cena do restaurante japonês na capital do Reino Unido desde então. Você ainda está propenso a se decepcionar se não pesquisar o suficiente, mas há joias escondidas entre e atrás de prédios de tijolos vermelhos que servem uma culinária japonesa excelente e, às vezes, criativa. Aqui estão cinco desses lugares que passei a amar.

Você está vendo um instantâneo de um gráfico interativo. Provavelmente, isso ocorre porque você está offline ou porque o JavaScript está desativado em seu navegador.


Roketsu

12 New Quebec Street, Londres W1H 7RW

  • Bom para: Um jantar formal de negócios ou uma ocasião especial

  • Não é tão bom para: Se você está em um humor tagarela

  • PARA SUA INFORMAÇÃO: Aberto de terça a sábado para o jantar. Além da sala de jantar principal, possui uma sala de jantar privada (até seis pessoas)

  • Local na rede Internet; instruções

Se você está procurando um restaurante japonês em Londres que seja autêntico em todos os aspectos, é isso. Quando visitei Roketsu pela primeira vez logo após sua inauguração no final de 2021, senti como se estivesse de volta ao Japão. Como não foi fácil viajar durante a pandemia, a sensação de estar em casa, ainda que por pouco tempo, significou muito para mim e minha família.

Uma xícara de chá japonês de boas-vindas

Toro espanhol ao molho de gema de ovo e soja com infusão de bonito. Trufa negra de inverno por cima.

Ao chegar ao restaurante Marylebone, a cinco minutos a pé da estação de metrô Marble Arch, você é recebido com uma xícara de saquê ou chá japonês de boas-vindas ao entrar na sala de jantar principal de 10 lugares, apenas no balcão. O interior elegante e simples foi feito em Kyoto e enviado para Londres, e montado pelos artesãos de Nakamura Sotoji Komuten, um dos maiores especialistas mundiais em arquitetura tradicional de estilo Sukiya.

A atenção meticulosa aos detalhes também pode ser sentida em todo o menu kaiseki de 10 pratos (£ 190 por pessoa), preparado pelo chef/proprietário Daisuke Hayashi, que treinou no renomado restaurante Kikunoi em Kyoto. Ele se orgulha de ser fiel à estética japonesa e não comprometer a si mesmo ou seus pratos para agradar aos gostos ocidentais.

Preparados à sua frente enquanto você saboreia seu saquê ou chá, os pratos chegam à sua frente como se estivessem em um rio de fluxo suave, não muito rápido, mas no ritmo certo. Lindamente apresentados, cada um deles é uma impressionante variedade de sabores e texturas. O restaurante tem uma garrafeira notável se optar pela harmonização de vinhos. Eu também posso garantir o emparelhamento não alcoólico. Meu único conselho aos clientes: quando perguntado se você quer pagar um pouco mais pelo Wagyu em vez da carne escocesa, vá para o Wagyu! Você não vai se arrepender.

Chef/proprietário Daisuke Hayashi

Hassun (Seleção de ingredientes sazonais em apresentação sazonal)

O cardápio muda mensalmente para expressar o frescor e a sazonalidade dos ingredientes locais. Na última vez que visitei, em meados de fevereiro, comemos o tradicional sushi chamado Eho-maki, que se acredita trazer boa sorte se consumido voltado para a direção da boa sorte do ano (sul-sudeste em 2023), entre outros belos pratos.

Três tipos de harmonização de saquê e vinho estão disponíveis (£ 95- £ 200 por pessoa), bem como harmonização sem álcool (£ 75 por pessoa).

Cidade de Koya

10-12 Bloomberg Arcade Londres EC4N 8AR

  • Bom para: Um almoço ou jantar informal

  • Não é tão bom para: Reservas (durante a hora de almoço)

  • PARA SUA INFORMAÇÃO: Aberto diariamente, das 11h30 às 22h30 (21h30 aos domingos). Existem duas outras filiais do Koya (no Soho e no Hackney), cada uma oferecendo menus ligeiramente diferentes

  • Local na rede Internet; instruções

O macarrão Udon é feito na hora todas as manhãs

Hiyashi cordeiro cominho miso udon

Localizado perto do Banco da Inglaterra no Bloomberg Arcade, Koya é um dos meus lugares para almoçar na cidade. A maioria das barras de macarrão japonesas em Londres, seja ramen ou udon, carece de consistência em qualidade, na minha opinião. A Koya, que abriu sua primeira filial no Soho em 2010, nunca me decepcionou nesse quesito. Macarrão udon grosso e mastigável é feito na hora todas as manhãs e servido al dente com uma cobertura de sua escolha.

O interior de madeira clara da cidade de Koya
Além do tradicional udon estilo Sanuki, o Koya oferece um menu exclusivo de udon que você só encontra aqui

Você pode escolher entre quatro combinações de udon e caldo dashi: atsu-atsu (udon quente em caldo quente), hiya-atsu (udon frio com caldo quente), hiya-hiya (udon frio com molho frio para mergulhar) e hiyashi udon (udon frio com molho frio para servir).

Embora muitos udon no menu sejam do estilo tradicional Sanuki, Koya também criou um udon exclusivo que você só pode encontrar aqui. Um exemplo é o hiyashi lamb cominho miso (udon frio coberto com cordeiro picado com cominho miso e ervas) e eu me tornei um grande fã dele. Eu recomendo adicionar ovo escalfado como cobertura extra para deixar a tigela ainda mais rica.

Proprietários de Koya, John Devitt e Shuko Oda

Proprietários de Koya, John Devitt e Shuko Oda

Kakuni (barriga de porco assada com cidra) em Koya

Vale a pena experimentar também os pratos pequenos no estilo izakaya. Minha escolha preferida é kakuni (barriga de porco assada com cidra), que é tão macia e saborosa.

Jin Kichi

73 Heath Street, Londres NW3 6UG

  • Bom para: Uma reunião para um grupo de amigos ou família

  • Não é tão bom para: É um pouco longe do centro de Londres e difícil conseguir uma reserva

  • PARA SUA INFORMAÇÃO: Aberto de terça a domingo para almoço e jantar

  • Local na rede Internet; instruções

No sopé de Hampstead Heath, a poucos passos da estação de metrô Hampstead, fica este aconchegante restaurante japonês conhecido por seus espetos yakitori e sushi de alta qualidade. “Só usamos ingredientes frescos que compramos no mercado no dia”, diz Atsushi Matsumoto, dono do restaurante com um sócio desde o início dos anos 1990.

O chef de grelhados de Jin Kichi, Oliver Billingsley, cozinhando na grelha

O chef de grelhados de Jin Kichi, Oliver Billingsley, cozinhando na grelha

Um prato de espetos grelhados de almôndega de frango picada, aspargos com carne de porco e camarão rei no Jin Kichi

Espetos grelhados populares “Conjunto A” incluem almôndega de frango picada, aspargos com carne de porco e camarão rei

No ano passado, eles expandiram o espaço ao combinar a antiga boutique ao lado. No entanto, ainda é difícil conseguir uma mesa, pois é muito popular entre os londrinos do norte com paladares exigentes. Na verdade, Atsushi-san inicialmente se recusou a aparecer neste artigo, dizendo que queria se concentrar em servir os locais. (Felizmente, mais tarde ele mudou de ideia.)

Um prato de sakana nanban - robalo, dourada e salmão frito e marinado com legumes e vinagre - no Jin Kichi

Os favoritos do autor no Jin Kichi incluem sakana nanban – robalo, dourada e salmão frito e marinado com legumes e vinagre

  Sentar no balcão de Jin Kichi

No ano passado, Jin Kichi ampliou o espaço e agora tem um sushi bar

Se consigo garantir um lugar, prefiro sentar no balcão em volta de uma churrasqueira a carvão. Lá você pode assistir os chefs em ação, enquanto saboreia um conjunto de espetos grelhados, incluindo almôndega de frango picada, aspargos verdes frescos com carne de porco e camarão rei. Hamachi kama (mandíbula grelhada com sal) e sakana nanban (robalo, dourada e salmão frito e marinado com legumes e vinagre), dois dos meus outros favoritos, vão muito bem com uma garrafa de cerveja japonesa ou um copo de saquê.

E não se esqueça também do sushi excepcionalmente preparado e apresentado. Costumo terminar meu almoço ou jantar pedindo toro taku (atum gordo picado com rolo de picles amarelo) e nameko-jiru (sopa de missô com caldo de peixe com cogumelo pequeno, rabanete ralado e cebolinha).

Mugen

Unidade 1, Dorrington House, 9-15 Leather Lane, Londres EC1N 7ST

  • Bom para: Um jantar casual com colegas ou amigos

  • Não é tão bom para: Um jantar formal de negócios

  • PARA SUA INFORMAÇÃO: Aberto de segunda a sexta para almoço; Terça a sábado para jantar

  • Local na rede Internet; instruções

O espaço de jantar de madeira e a área da cozinha de Mugen
Mugen é popular entre os expatriados japoneses que trabalham na cidade

Escondido nas ruelas de Holborn, o Mugen é um restaurante japonês casual que oferece comida e bebidas acessíveis e saborosas no estilo izakaya. Se você visitar em um dia de semana à noite, provavelmente encontrará as mesas lotadas de expatriados japoneses que trabalham na cidade. Enquanto cada vez mais restaurantes da cidade esperam que você saia depois de algumas horas, Mugen convida qualquer pessoa a ficar o tempo que quiser. “Eu queria criar um oásis para os expatriados japoneses que querem aproveitar a comida e a bebida por mais tempo”, diz Hiroshi Matsuda, proprietário do Mugen, que veio para Londres no início dos anos 1990, também como expatriado.

Um prato oval de sushi de cavala de Mugen

Mugen’s saba sushi: cavala salgada e avinagrado da Noruega

Abajures cúbicos pendurados no teto e malas vintage estão entre os ornamentos do interior de Mugen

No verdadeiro estilo izakaya, o Mugen tem mais de 100 pratos em seu cardápio

Como um típico izakaya no Japão, o Mugen tem mais de 100 pratos – grandes e pequenos – no cardápio, incluindo uma variedade de caixas de sushi e bento. O sushi Saba (cavala), que usa cavala salgada e avinagada da Noruega, é a sua marca registrada e imperdível. Frango namban (frango frito com molho agridoce e tártaro) e toban gyoza (bolinho de gyoza crepitante) também são meus favoritos.

Os funcionários são simpáticos e o serviço é atencioso. Não é de admirar que as pessoas voltem ao Mugen de novo e de novo (eu incluído).

WA Café

32 Haven Green Ealing, Londres W5 2NX e 5 New Row, Londres WC2N 4LH

  • Bom para: Chá ou café da manhã/almoço para viagem

  • Não é tão bom para: Sempre ocupado

  • PARA SUA INFORMAÇÃO: Aberto diariamente, exceto alguns feriados

  • Local na rede Internet; instruções

A filial original da WA no oeste de Londres, com assados ​​atrás do balcão de vidro
WA Café em Ealing, oeste de Londres. A pâtisserie japonesa também tem uma filial em Covent Garden e em breve abrirá uma terceira em Marylebone

Quando sinto vontade de comer algo doce, WA primeiro vem à mente. Esta confeitaria japonesa abriu sua primeira loja no oeste de Londres, perto da estação de metrô Ealing Broadway, em 2014. Rapidamente se tornou popular entre os japoneses e outros residentes asiáticos da região. Mas não parou por aí. Eles agora têm uma segunda filial em Covent Garden e logo abrirão uma terceira em Marylebone neste verão.

Um pão Mont Blanc em WA em um prato, ao lado de uma xícara de café

Mont Blanc de WA: ‘Cavar a montanha coberta de neve de rico creme de castanha para encontrar uma castanha cristalizada no meio é uma delícia’

Pâtisserie atrás do balcão na WA

Mais confeitaria de dar água na boca na WA

Meu favorito de todos os tempos é o Mont Blanc. Cavar a montanha coberta de neve de rico creme de castanha para encontrar uma castanha cristalizada no meio é uma delícia. O rolo de matcha e o tiramisu de matcha também são altamente recomendados, embora nunca seja fácil escolher entre os dois.

Se você quiser algo saboroso, o WA também oferece uma boa seleção de pães, pãezinhos e sanduíches. Pegar sanduíches de katsu de frango e pãezinhos de curry vegetariano é sempre uma boa ideia se você estiver indo para um piquenique.

O autor é gerente geral da Nikkei-FT Partnership, Nikkei Europe e ex-correspondente do Nikkei

Este artigo é parte de uma colaboração entre o FT e os nikkeis, na qual jornalistas e correspondentes nikkeis escrevem sobre seus restaurantes japoneses favoritos em cidades ao redor do mundo. A seguir: a melhor comida japonesa de Nova York

Cartografia e desenvolvimento por Serena Chan, Mark Limb, Kristo Mikkonen e Ændra Rininsland

Compartilhe seus lugares favoritos para comida japonesa em Londres nos comentários abaixo. E siga FT Globetrotter no Instagram em @FTGlobetrotter

Cidades com o FT

FT Globetrotter, nossos guias internos para algumas das maiores cidades do mundo, oferece conselhos especializados sobre alimentação e bebida, exercícios, arte e cultura – e muito mais

Encontre-nos em Londres, Tóquio, Nova Iorque, Paris, Roma, Frankfurt, Singapura, Hong Kong, Miami, Toronto e Madrid

Leave a Comment